sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Eu não vou mais ficar calada.

Vou compartilhar aqui minha revolta. Minha vida inteira eu fui ensinada a me calar. Quando meu primo ou minha irmã faziam uma brincadeira comigo que na maioria era brincadeira maldosa, eu quando reagia, era acusada de não saber a levar nada na brincadeira. Era a orientada a deixar para lá.

Eu nunca aceitei isso e muitas das vezes eu chorava de frustração e com isso geravam mais deboches comigo. E por algum motivo, eu era chamada de chorona ou mimada. Durante a minha infância e até parte da minha pré-adolecência tinham pessoas que debochavam de mim, e como fui educada, eu aprendi a simplesmente a "ignorar" e levar na brincadeira. A questão é que eu não conseguia simplesmente ignorar essas coisas e eu guardava para mim. Pensando agora, talvez grandes dessas frustrações tenham acumulado e ajudado em todas as inseguranças que senti por muito tempo.

A pessoa que sofre o deboche, cada uma sente de uma maneira diferente, eu era mais sensível e ficava mais triste. Pode ser que algumas pessoas aguentavam mais, ou levavam mais na brincadeira. Mas somente a pessoa que recebe, sabe o que aquilo significa ou como afeta ela.

Porque estou falando isso? Bom, teve duas situações recentemente que aconteceram comigo e uma com um caso que vi na internet. Vou tentar resumir tudo. Uma pessoa na qual eu mal conhecia foi debochar de mim para a minha amiga. Ela por questão de "se fosse ao contrário ela gostaria que falasse para ela", me contou e eu fiquei absurdamente chateada. Eu me senti com sei lá, dez anos e chorei porque quando eu quis responder ele, minha amiga pediu para que eu não falasse nada. Eu não podia me defender, não poderia falar nada.

Sinceramente, hoje em dia eu não me ofendo se alguém debocha de mim, eu não ligo para o que os outros pensam de mim, incomoda mas não ao ponto de me fazer chorar. O que me incomoda profundamente é que eu não gosto de ficar calada. Quando minha amiga falou para pessoa que ia me contar o que ele havia falado, ele implorou para ela não falar quem era. Então debochar dos outros ele quer, mas enfrentar as consequências não?

Bom, como eu não falei nada, não pude nem rebater, ficou por isso mesmo e é bem provável que ele vai continuar fazendo o mesmo com outras pessoas. Mas isso não está certo. As pessoas tem que entender que elas não podem falar ou fazer o que quiserem e não terá consequências, elas precisam de alguém para falar que isso não é legal, que isso afeta as pessoas e que isso machuca as pessoas. Deboche não é brincadeira, deboche é simplesmente para machucar as pessoas, mas  de novo somos obrigados a ficar calados.

Quando eu digo consequências, eu não fazer o mesmo, eu não digo gritar com a pessoa, eu não digo perguntar porque a pessoa fez tal coisa. Tudo o que eu queria dizer é que as ações dessa pessoa tem uma reação. Talvez eles não fazem ideia disso, a ignorância e o egocentrismo faz as pessoas ficarem cegas e pensarem só na satisfação de "ser engraçado" e nao pensar no outro.

Ai agora a gente vai para o caso que vi na internet. Uma fã de uma cantora brasileira a desenhou. Esse desenho chegou até a cantora e um humorista que é famoso na internet gravou um vídeo em que ele debocha do desenho e a cantora que foi desenha apenas ri (muito) do lado dele. Isso gerou um auê na internet, várias pessoas criticando a cantora e várias pessoas falando que não era nada demais que era "mimimi". Minha pergunta é: Cadê a empatia das pessoas? Ninguém parou para pensar que para a menina isso foi absurdamente humilhante, vendo pessoas rindo dela, e seu desenho? A mesma postou na internet que ficou muito chateada e ficou até sendo vontade de desenhar mais.

Ai, veio um youtuber falar sobre o assunto, falando que a geração millennials não sabem aceitar critica e que tudo foi apenas uma brincadeira de um humorista. Segundo ele, as pessoas tem que aprender a ouvir crítica e tal, que o desenho estava feio e que temos que parar de enganar as pessoas. Eu até concordo com a frase de que "temos que aprender a aceitar críticas". Críticas realmente são feitas para nos ajudar a melhorar, porém o que aquele humorista fez com o desenho da menina não foi uma crítica, foi um deboche, e um deboche público, para sei lá quantos milhões de seguidores que ele tem.

Deboche é simplesmente tentar mostrar que é engraçado a custa da humilhação dos outros.

E só para acabar com esse acontecimento, a cantora que não fez o deboche, também não rebateu o colega, simplesmente riu, o que faz a sua atitude tão errada quanto ou até pior, já que a menina tinha um carinho especial por ela, não importa o quão bonito ou não seja o desenho. Eu me vi na menina, eu me vi como fã, dedicando meu tempo para fazer algo para quem ela admira.

Só para enfatizar, deboche é feito apenas para machucar alguém. 

Ai como esse tema me irrita. As pessoas cada vez mais estão menos empáticas com o próximo, cada vez mais tendo atitudes extremamente abusivas, estúpidas e negativas em troca de atenção. Não pensam nos outros, e em como cada coisa pode afetar os outros. Uma pessoa com um emocional sensível pode sofrer muito com uma pequena coisa. Alguém inseguro(a), pode se fechar completamente depois de ser atingida por comportamentos assim. Seja palavras, ações, deboche, comentário, etc.

E em mais casos continuámos sendo reprimidos para mantermos calados.

Em um grupo de família, um parente meu veio mandar uma imagem de um certo candidato a presidência. Esse mesmo candidato que não respeita mulheres e outros. Alguém no qual não vou perder meu tempo falando aqui e ou em qualquer lugar. Enfim, foi necessário uma imagem, que eu simplesmente cansei e saí do grupo da família. Minha irmã fez o mesmo. Nossa, o que a minha família tem de não causar auê, parece que eu causei por isso. Meu parente que vai votar em uma pessoa abominante, mas eu que simplesmente preferi sair do grupo já que minha mãe pediu para eu não falar de política ou minha opinião para a família, eu sou a causadoras de problemas.

Pois bem, liguei para meu vô hoje porque é aniversário dele, mas falei com a minha avó primeiro, já que eu faço ligação pelo Facebook e meu avô não utiliza nenhuma rede social. Minha avó já atendeu o telefone dizendo que ela está brava comigo e que não estava querendo falar comigo. Segundo ela, eu bloqueei esse tal parente e que eu não deveria fazer isso. Se eu não gosto do voto dele eu deveria ficar quieta e respeitar.

Olha, tem dois parentes meus que eu sei que vão votar nesse candidato, um eu meio que já esperava, mas o outro foi realmente uma grande decepção. É uma pena, porém eu desisti antes mesmo de tentar mudar a opinião do voto dele. Ou seja, eu respeitei, eu fiquei calada. Eu saí daquele grupo porque minha mãe pediu para eu não falar nada e como eu sabia que se ficasse eu iria falar algo e causar confusão, pelo visto causei de qualquer forma. E não fiz isso por atenção, mas fiz isso porque eu simplesmente segui o que fui ensinada, ficar calada.

Como não posso falar nada lá, fica aqui meu desabafo.

Eu não bloqueei ninguém (nenhum parente) de nenhum lugar, não desrespeitei, muito pelo contrário, infelizmente ele tomou a decisão dele eu respeito apesar de eu não concordar. Nem minha avó nem minha mãe que veio me dar bronca, me deixou falar, ou se quer ouviram o meu lado.
Alguém que escolhe apoiar uma pessoa que espalha o ódio, também está espalhando o ódio. Alguém que vota para alguém que não respeita mulher, essa pessoa também, não respeita nenhuma mulher e não me respeita. Alguém que torce para uma pessoa que diminui e reprimi as minorias, não tem amor pelo o próximo e não respeita meus amigos. Alguém que apoia uma pessoa abominante o suficiente de falar bobagens, e estúpida sobre a história do próprio país e não representa a maioria, não tem empatia, não tem amor a não ser a si próprio e não merece o meu respeito. Porém diferente do que esse certo candidato propaga, eu respeitarei essa escolha, mas não respeitarei calada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário